Após ser rejeitado por um clube da cidade, o gaúcho Erick Lewandowski, designer barrense, decidiu reunir um grupo de amigos e criar seu próprio clube de futebol. O Ribeirense seria um clube no qual todos poderiam ter oportunidade e um clube em que a rejeição não existiria. Logo nos primeiros dias de projeto, o designer gaúcho teve uma ideia jamais vista em toda a história. Criar o time do zero pela internet e publicar todos os avanços e conquistas desde o dia de sua fundação, dando a oportunidade para que as pessoas opinassem se as decisões seriam boas para o clube ou não, e, até mesmo, oportunizando a qualquer pessoa acompanhar o projeto, participar ou modificar o clube.
O maior exemplo desse fato é que no dia da criação do clube, (08/02/2022), foi aberto um formulário para criação do primeiro escudo do time. Escudo esse que seria decidido por Erick e pelos amigos que fundaram o clube. Por volta das 18:00 do mesmo dia, ficou definido que o escudo vencedor era o tradicional brasão com as duas coroas, listras pretas e a sigla CAR. Idealizado e desenhado pelo designer carioca, Gabriel de Amorim.
No dia de fundação do clube Erick tinha apenas 15 anos, por isso e pelos efeitos da pandemia da COVID-19 entendeu-se que não seria viável a formação de um elenco logo no ano de fundação. A direção focou em atrair pessoas para acompanhar o time e criar estratégias e planejamentos para os anos vindouros.
Em 2022, para não deixar o clube parado, foi decidido que o time abriria uma categoria de eSports (esportes eletrônicos). A atuação iniciou-se com os jogos Free Fire, e também Rocket League. Porém, pela falta de inexperiência, Erick optou por cancelar os planos de 2022 ainda em Fevereiro e planejar tudo para o ano de 2023.
Em janeiro de 2023, o clube voltou com tudo, lançando oficialmente as camisas de jogo da temporada 22/23 e adicionando uma loja online para os artigos oficiais. Foram vendidas mais de 50 camisas no primeiro semestre, sendo a primeira delas para para a cidade de Recife, em Pernambuco. Logo após executar as estratégias de marketing, o sucesso começou a ser visível, com o Ribeirense aparecendo em portais de notícias e humor muito conhecidos do futebol brasileiro, como por exemplo o Desimpedidos, De Sola e etc.
Os resultados começaram a serem grandes para uma cidade tão pequena como Barra do Ribeiro-RS. Isso levou o clube até então amador, a tornar-se profissional. Mas, como? Erick Lewandowski recebeu um convite da Federação Gaúcha de Futebol 7 para disputar o Campeonato Gaúcho de Futebol 7 - 2023. A partir deste momento o clube deixou de ser amador e se tornou profissional da modalidade de Futebol 7, na qual tem seu foco nos dias atuais.
Em pé: Erick Lewandowski, Matheus Berro, Guga, Juninho, Alaf Nascimento, Everton Rockenbach, Denilson Nunes, Ruan Follmann, e Arthur Monteiro.
Agachados: Arthur Menezes, João Roberto, Elias Menezes, Will Duarte e Gustavo Reis.
Como nem tudo são flores, Erick foi pego de surpresa com o convite da FGF7, que ocorreu no início de setembro, e teve apenas um mês e meio para formar e organizar um elenco para a disputa do Campeonato Gaúcho da FGF7 - que começaria em outubro.
Tendo em mente a falta de tempo para organização, o elenco de 2023 foi montado as pressas e sendo majoritariamente uma escolha a dedo das escolas. O objetivo do Ribeirense naquele campeonato era confirmar a participação e, assim, ser eternizado como o primeiro clube profissional de Barra do Ribeiro-RS; foi o que aconteceu.
Antes do Campeonato Gaúcho começar, o clube conseguiu marcar 3 treinos e 1 amistoso, todos no CT PlanetBall. A falta de tempo e preparação eram um verdadeiro desafio para o clube que, mesmo bem estruturado, não tinha planos de ser profissional tão cedo; foi algo realmente inesperado para todos.
O primeiro e único amistoso pré-gauchão foi marcado contra a equipe do Cristal FC, no dia 21 de outubro de 2023, que também foi a primeira partida da história do Ribeirense. O jogo acabou com o placar de 5x5, com os gols ribeirenses anotados por Arthur Monteiro (3x), Antônio Gomes (1x) e Gustavo Reis (1). Você pode ler tudo sobre esse jogo clicando em Ribeirense 5x5 Cristal FC - 21/10/23.
Logos após, no dia 28 de outubro de 2023, o Ribeirense fez sua estréia no Futebol 7 profissional, contra a equipe chamada Largados Football Club, no CT Hélio Dourado, campo definido pela competição. A primeira partida profissional, contra o Largados, terminou no placarde 3x1 para os adversários. Já pelo lado do Ribeirense, o clube teve seu primeiro gol profissional anotado por Arthur Monteiro. Detalhes em Ribeirense 1x3 Largados - 28/10/23.
No mesmo dia, mais tarde, o Ribeirense fez sua segunda partida profissional, dessa vez contra a equipe do Doze Horas. Acabou sendo superado pelo placar de 5x0. Detalhes em Doze Horas 5x0 Ribeirense 28/10/23.
Ressalvada a pressa com a qual o elenco foi formado, a profissionalização foi excelente para o clube, que hoje com os aprendizados e experiência vive outra realidade, bem diferente da de 2023.